quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TAMPANDO BURACOS

Por Guido Miguel Lucero*

Lamentável! Nenhum outro adjetivo se encaixa melhor para descrever a fala do vereador Roque Letti (PDT) sobre os adesivos que circulam pela cidade com a seguinte frase: “Passo Fundo: Capital Nacional dos Buracos”. O vereador se mostrou indignado por achar que Passo Fundo não merece esse título e considerou um desrespeito para com a cidade o uso do adesivo. Até aí, tudo bem. Acredito que não há um cidadão sequer que queria que sua cidade seja conhecida como a Capital dos Buracos. O grande problema, porém, foi a forma como o vereador expôs sua indignação, utilizando-se de palavras de baixo calão e propondo nenhuma alternativa para o problema em questão: o excesso de buracos na cidade de Passo Fundo. 

O fato ocorrido nesta semana apenas fez transbordar um copo que já estava cheio há muito tempo e não apenas com as reclamações contra os buracos, assim como seu preenchimento também não se resume apenas à gestão do vereador Roque Letti, mas sim de todo o poder político da cidade: Câmara de Vereadores e Prefeitura. Há bastante tempo Passo Fundo tem sido a Capital Nacional dos Buracos porque nada foi feito nas ruas da cidade. Da mesma forma, precisamos ser honestos e aceitar que deveríamos perder o título de Capital Nacional da Literatura, porque essa alcunha não cabe a uma cidade que não cuida de sua Biblioteca Municipal, muito menos de suas escolas. Estas sim têm que se desviar de verdadeiros “buracos” para se manter e formar nossos futuros cidadãos, com poucos professores, com pouco material, e sem segurança alguma.

Além disso, o Trânsito já se tornou um problema social em nossa cidade: como se já não bastasse toda a corrupção envolvida nos pardais, cuja CPI instaurada até hoje não surtiu efeito algum, ainda temos que aguentar o transporte público que não contempla as demandas dos trabalhadores, além de ter uma das passagens mais caras do país. E para todas essas demandas, parece que a resposta é sempre a mesma: não há verba. O que eles não conseguiram explicar ainda é por que houve verba pra aumentar os próprios salários.

Bom, buraco é o que não falta em Passo Fundo, tem os das ruas e os da falta de compromisso dos nossos representantes, que, aliás, é o que envergonha a cidade e não um adesivo de um protesto feito pela comunidade. Ame Passo Fundo ou deixo-a: esta foi praticamente a fala do vereador Roque Letti. Pois para ele nós respondemos, não! Não vamos deixar Passo Fundo, pois amamos este lugar e é por isso que protestamos, seja com adesivos ou na câmera de vereadores. E ouso dizer mais: não precisamos de vereadores que coíbam nosso direito de protestar da forma como bem entendermos quando não gostarmos da conduta deles. Precisamos, sim, de vereadores que façam seu papel de utilizar a verba pública da melhor forma possível, visando o bem-estar da população. Precisamos de vereadores que tampem os buracos da cidade, não só os que estão no asfalto, mas também os outros citados aqui. Por fim, precisamos de vereadores que não façam apenas promessas de campanha, mas que cumpram seus compromissos firmados quando foram eleitos para esse fim. 

*Estudante do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário