sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um registro das ações que levaram à criação do Plural Coletivo LGBT



Cidade de Passo Fundo - vista do Sétimo Céu!


No dia 19/08/2011, o Diretório Acadêmico América Latina Livre (DAALL), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade de Passo Fundo, promoveu o primeiro debate sobre homofobia no âmbito universitário. O debate conotou com a palestra de Roberto Seitenfus, coordenador do Grupo Desobedeça GLBT, de Porto Alegre.

Em uma hora de discurso, Roberto fez um retrato da história da homofobia nas civilizações, principalmente da ausência dela em algumas sociedades da Grécia antiga. Entrando na cena atual do nosso país, o palestrante expôs a situação do Projeto de Lei 122/2006 (a lei de criminalização da homofobia no Brasil), recentemente arquivado pela resistência por parte das bancadas religiosas do parlamento. Roberto expos ainda, a questão da influência capitalista nos avanços dos direitos de minorias, falando sobre a necessidade que o capitalismo apresenta, de manter classes e seguimentos em níveis rebaixados dentro da sociedade.

Aberto para perguntas e contribuições, a platéia levantou questões como: adoção de crianças por casais homoafetivos; semelhanças entre as lutas feminista e LGBT; eficácia do PLC 122 se estivesse em vigor; discussão da diferença entre opção e orientação sexual; a queda do termo homossexualismo, quando retirado do Código Internacional de Doenças, perdendo o sufixo “ismo”, que remete à patologia; o impacto das cenas de beijo gay na teledramaturgia; além de diversos pontos de vista expostos, com relação à problemática da homofobia na sociedade.

Após o debate, a festa na casa LGBT Hanngar proporcionou a continuidade da discussão entre os integrantes do DAALL, o palestrante, e outros participantes do debate. Eis que na sacada da boate, motivados pela insistência de Roberto, um grupo decide iniciar a movimentação da cena LGBT em Passo Fundo, e lá mesmo foi marcada a primeira reunião.

Ainda em formação, o grupo já teve seu nome escolhido com ajuda de enquete nas redes sociais, sendo Plural Coletivo LGBT. Com a grande ajuda do coordenador do Desobedeça, o estatuto do coletivo está pronto.

As reuniões realizadas já deixaram muitos objetivos especificados e as idéias não param de surgir. Um plano provisório de Objetivos Gerais já foi redigido e está sendo usado no perfil do coletivo no Facebook:

“O Plural Coletivo LGBT surge na cidade de Passo Fundo – RS, com o objetivo de movimentar a cena LGBT da região norte do estado, desenvolvendo trabalhos na área da educação, promovendo o diálogo e os debates nos diferentes grupos sociais, com a abordagem da proteção e prevenção da saúde na defesa da livre expressão afetiva. A proposta da criação de um grupo teatral do coletivo, pretende disseminar o conhecimento das dificuldades enfrentadas pelo público LGBT e da necessidade de o poder público vislumbrar a importância da criação de políticas públicas municipais de defesa aos homossexuais. Abertos a idéias de atividades, concluímos este plano provisório de objetivos gerais, com a proposta da criação de uma Parada do Orgulho LGBTT nesta cidade, de cunho estritamente político e reivindicatório.”

Ainda, em nosso estatuto, destacamos os seguintes objetivos e áreas de interesses:

Art. 2º. O Coletivo Plural - LGBT tem por finalidades:
I -Promoção, informação, educação e defesa dos Direitos Civis, Políticos e Sociais de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e interssexuais;
II - Promoção e divulgação dos Direitos Humanos e reivindicação de novos direitos;
III - Promoção e divulgação da ética, da paz, da cidadania, da democracia, do respeito à diversidade e a orientação sexual e afetiva, da igualdade entre os sexos, da liberdade de expressão e o combate a qualquer forma de discriminação sexual, religiosa, econômica e racial e de outros valores universais;
IV - Promoção gratuita da assistência social, saúde, educação e informação;
V - Promoção gratuita da cultura, através de manifestação artístico-cultural, trazendo a discussão sobre paradigmas relacionados a sexualidade e direitos reprodutivos, bem como a qualquer forma de discriminação sexual, religiosa, econômica e racial e de outros valores universais;
VI - Promoção do voluntariado;
VII - Promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza;
VIII - Defesa, preservação e conservação do meio ambiente, promoção e divulgação da ecologia e do desenvolvimento sustentável;
IX - Estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades mencionadas neste estatuto;
Parágrafo Único – O Coletivo Plural - LGBT não distribui entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores, eventuais excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e os aplica integralmente na consecução do seu objetivo social.



Aberto a sugestões e novos integrantes, o Coletivo deixa seu compromisso com a população LGBT de Passo Fundo e região, de não medir esforços na luta pelo combate à homofobia, e na conquista de espaço e igualdade em Direitos Humanos. Parafraseando o poeta Renato Russo: “O mundo começa agora, apenas começamos”


Passo Fundo, 22 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário