segunda-feira, 12 de setembro de 2011

IPES COMUNITÁRIAS E CONFESSIONAIS QUEREM VERBA PÚBLICA


O Coletivo Nada Será Como Antes esteve presente no lançamento do Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias promovido pelo SINPRO/RS no último sábado, 10 de setembro em Porto Alegre. 

Foto: Igor Sperotto

Com participação do Sinpro Caxias e Sinpro Noroeste e a presença de professores e estudantes de diversas instituições comunitárias gaúchas, o evento se constituiu em um espaço de discussão sobre o princípio da gestão democrática, a denúncia dos retrocessos e a divulgação dos avanços democráticos nas IES Comunitárias do RS.

Foram apresentados painéis sobre o histórico da Gestão Democrática, estágio de tramitação do Projeto de Lei 7639/2010 no Congresso Nacional e a retomada das propostas de emendas ao projeto, além da definição de política para luta pela ampliação da gestão democrática nas instituições comunitárias. 

Diante das manifestações dos presentes está claro que o debate sobre democracia nas IES Comunitárias é apenas um subterfúgio para promover o PL 7639/2010 que permitiria o aporte de verba pública para as IES Privadas que se denominam comunitárias. 

Segundo o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, 15 IES estão credenciadas como comunitárias, a saber: Feevale/ Novo Hamburgo, Centro Universitário Metodista/IPA, PUCRS, UCPel, UCS/ Caxias do Sul e região, Unicruz/ Cruz Alta, Unifra/ Santa Maria, Unijuí/ Ijuí e região, Unisc/ Santa Cruz do Sul e região, Unisinos, UnilaSalle/ Canoas, Univates/ Lajeado e região, UPF/ Passo Fundo e região, Urcamp/ Bagé e região e URI/Erechim, Santo Ângelo, Santiago, Frederico Westphalen e São Luiz Gonzaga.

Nossa intervenção deixou claro que não iriamos subscrever os documentos pré-redigidos que foram entregues aos participantes e aprovados sem muita discussão pelo fórum. Questionamos o fato de que sem termos garantia de representação paritária nos conselhos deliberativos, voto direto e universal para todos os cargos e presença nos Conselhos Diretores das fundações é impossívem falarmos em gestão democráticas nas IES. Questionamos a legitimidade do COMUNG que relativizou o conceito de comunitária para que IES confessionais também fossem incluídas, fato que vai de encontro com a proposta do fórum diante das situações vivênciadas na PUC/RS, por exemplo, onde estudantes com senso crítico podem ser expulsos da universidade.

Nenhum dos questionamentos que fizessemos foram respondidos, o que desmonstrou o quão rebaixado são os argumentos dos mesmos para sustentar essa proposta que visa aprovar mais um meio de transferir verba pública para o setor privado. 

Contra a criminalização do Movimento 89 de Junho!
Por democracia interna em todas as IES! 
10% do PIB para a educação pública já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário