sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CARAVANA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM PASSO FUNDO

 

A caravana do Movimento na Luta em Defesa da Educação Pública teve continuidade nesta terça-feira 6. Na região de Passo Fundo, foram visitadas escolas nos períodos da manhã e da tarde. Pela manhã também foram realizadas uma caminhada e uma manifestação em frente à 7ª Coordenadoria Regional de Educação.
A concentração para a caminhada foi em frente à Escola Protásio Alves, no centro da cidade. Da escola, educadores e estudantes seguiram pela avenida Brasil e ruas Tiradentes e Paissandú até a rua Saldanha Marinho, onde está localizada a 7ª CRE (foto à esquerda).

Com o lema Tarso, pague o piso ou a educação para, os educadores cobraram dos representantes do governo do Estado a imediata aplicação da lei do piso salarial e mais investimentos na educação.

Antes de se eleger, o governador se comprometeu a pagar o piso, depois afirmou que retiraria a assinatura do Estado da Ação Direta de Inconstitucionalidade encaminhada pela ex-governadora Yeda.

Na sequência disse que precisava esperar a publicação pelo STF do acórdão da decisão que confirmou o piso como vencimento básico. Agora, quer esperar 18 meses para começar a implementar a lei. Mas a comunidade escolar exige o pagamento imediato do piso.

As escolas também sofrem com a falta de materiais pedagógicos, falta de profissionais nos seus diferentes setores. Além disso, a infraestrutura é precária na maioria das instituições de ensino.

Em frente à 7ª CRE, a comunidade escolar lembrou que aqueles que optaram pela institucionalidade precisam responder pelos atos de um governo que se nega a pagar o piso. Os trabalhadores cumprem as leis, mas o governo não as cumpre.

Se o ano letivo não for encerrado com tranqüilidade, a responsabilidade é do governo.


Por
João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário