sábado, 6 de outubro de 2012

UPF LUCRA MAS QUER 8% DE AUMENTO NAS MENSALIDADES EM 2013



O Conselho Universitário da UPF decidirá na próxima terça-feira (09/10) o orçamento de 2013 da instituição com proposta de aumentos nas mensalidades em 8%. O detalhe é que a UPF opera com saldo positivo há meses, ou seja, o aumento de 11,3% no ano passado foi suficiente para pagar as contas e ainda sobrar.
 
A Vice-reitoria Administrativa da UPF realizou reunião na última quarta-feira para pautar a situação financeira e a proposta orçamentária para 2013. Apesar de muitas ausências devido ao horário impróprio e a realização de inúmeras atividades estudantis durante a semana, alguns diretórios acadêmicos e o DCE estiveram presentes. Infelizmente, somente na noite de sexta soubemos dos detalhes da proposta e a confirmação da reunião do CONSUN. Tentamos contato com o DCE na manhã desse sábado, mas ninguém atendeu o telefone.
 
O Coletivo Nada Será Como Antes repudia qualquer proposta de aumento das mensalidades e comclama a cada estudante da UPF fazer a sua parte nessa luta também. A atual Reitoria afirma o caráter comunitário e, até mesmo público não-estatal da UPF, mas nos últimos anos segue a mesma lógica mercadológica de passar a conta para nós. Dessa forma, incentivam a evasão a médio e longo prazo em favor de um caixa positivo em sua gestão, pressionam os cursos mais vulneráveis da instituição e afetam inclusive os aditamentos do FIES.
 
QUEM VOTA NO AUMENTO?
 
O CONSUN é a instância máxima de decisão da UPF e é formada majoritariamente por professores, especificamente, pelos Diretores de Unidade mais um representante eleito pelos seus pares do respectivo prédio. Identificar e pressionar tais professores a votar contra ou adiar a votação é essencial. Além deles, o DCE indicar dois estudantes que deveriam antecipar tais discussões para nos preparmos com antecedência, mas para não fugir da regra, mais uma vez foram omissos em cumprir o seu papel de representantes estudantis. 
 

PLENÁRIA ESTUDANTIL CONTRA O AUMENTO SEGUNDA

 

PAUTA: AÇÕES CONTRA O AUMENTO DAS MENSALIDADES

LOCAL: DIRETÓRIO ACADÊMICO SANTO AGOSTINHO (DASA) JUNTO À FAED.

DATA: SEGUNDA-FEIRA (08/10)

HORÁRIO: A PARTIR DAS 20H30

Nenhum comentário:

Postar um comentário