sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DAALL: 30 ANOS NA LUTA ESTUDANTIL

O Diretório Acadêmico América Latina Livre (DAALL), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade de Passo Fundo (UPF), completou no dia 14 de outubro de 2012 seus 30 anos de existência e de muitas lutas.
 
Fundado em 1982 pelos estudantes dos cursos que se desmembraram da Faculdade de Educação para criar o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, os estudantes que até aquele momento se organizavam no Diretório Acadêmico Santo Agostinho (DASA) convocaram assembleias para redigir o Estatuto de Fundação.
 
E num prédio que reúne Filosofia, História, Letras e Psicologia (e posteriormente Secretariado Executivo) as polêmicas sempre estiveram presentes. Num momento de abertura política e de intenso debate de ideias, os estudantes do recém-fundado Diretório Acadêmico colocam em votação o nome da entidade. Após várias propostas, a denominação “América Latina Livre” obtém a preferência da maioria. Porém, a referência às lutas de libertação nas ditaduras latino-americanas será questionada e prontamente combatida na UPF.
 
O DAALL é um símbolo das lutas, sinônimo do engajamento consciente e consequente da juventude, uma das melhores “sala de aula” para os que acreditam numa educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos e que pretendem buscar a transformação da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário