segunda-feira, 22 de outubro de 2012

RELATO DA REUNIÃO COM REITORIA

Após a aprovação de 8,5% de aumento das mensalidades da UPF no dia 09.10.12 pelo CONSUN (Conselho Universitário) e da mobilização do Coletivo Nada Será Como Antes com o intuito de adiar a votação através de abaixo-assinado, a Reitoria convocou as entidades estudantis para tratar do assunto na sexta-feira (19.10.12) a pedido do DAALL (Diretório Acadêmico América Latina Livre) e do DCE (Diretório Central dos Estudantes).
Estiveram presentes: DAALL (IFCH), DAINFO (Informática), DACG (FAC), DADSA (Medicina), DAFEAR (FEAR) e DCE. Vale destacar que a reunião foi realizada em horário comercial e que várias entidades estudantis só receberam a convocação após a data.
 
De acordo com a pauta encaminhada pelo DAALL organizamos abaixo os principais pontos da reunião:
 
Aumento das mensalidades
O Vice-reitor administrativo, professor Agenor, fez uma exposição sobre os dados contábeis da UPF e justificou a necessidade do aumento.
O representante do DAALL questionou quais seriam as outras fontes de receitas planejadas para 2013 e a resposta foi que pensam formas de prestar serviços. Na réplica, sugeriu que a instituição ouça as ideias dos seus estudantes ao invés de apenas aumentar as mensalidades.
 
Transparência dos espaços decisórios da UPF
O Reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, questionou a crítica do Nada Será Como Antes a respeito da falta de transparência no andamento da proposta orçamentária de 2013. Afirmou que as instâncias do CONSUN vinham discutindo a proposta há dias, sendo que é garantido o espaço dos representantes discentes.
 
O presidente do DCE alegou ter convocado os diretórios acadêmicos para reunião com a Reitoria antes da votação. A mesma foi realizada no dia 03.10.12 à tarde com pouca participação das entidades.
 
O Coletivo Nada Será Como Antes esclarece que a crítica quanto à falta de transparência citada em toda a discussão é dirigida justamente a forma com que a discussão é feita. As reuniões do CONSUN não são divulgadas amplamente e mesmo com a participação minoritária garantida, ficamos reféns da gestão do DCE que evita qualquer conflito para defender os estudantes como um todo.
 
Comunicação da Reitoria com o corpo discente
 
Diante da falta de comunicação entre Reitoria e o corpo discente, foi acordado que será realizada uma reunião a cada dois meses com os estudantes, sendo a primeira em novembro.
 
Programa de permanência estudantil, Bandejão e Restaurante Universitário
Questionados quanto aos critérios excludentes da bolsa permanência e da qualidade e gestão de um espaço de alimentação para os estudantes, a Reitoria criticou os critérios do PROUNI para em seguida reconhecer que se baseou no mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário