sexta-feira, 25 de novembro de 2011

COMANDO DE GREVE DE PASSO FUNDO REPUDIA AMEAÇAS A ESTUDANTES


NOTA DE ESCLARECIMENTO

CONTRA A REPRESSÃO AOS ESTUDANTES QUE APOIAM A GREVE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA!

Na segunda-feira (21/11) foi iniciada a greve dos trabalhadores em educação das escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul contra a reestruturação imposta do ensino médio, pelo pagamento do Piso Nacional e em defesa da educação pública.

Desde a semana anterior, os estudantes de Passo Fundo já haviam demonstrado publicamente sua contrariedade em relação às mudanças do currículo do ensino médio e o apoio ao pagamento do Piso Nacional para o magistério. Por isso, era esperada a concordância dos jovens à greve, última alternativa da categoria, devido à postura do Governo Tarso.

Contudo, algumas direções de escola do município estão intimidando lideranças estudantis favoráveis à greve. Além disso, procuram antecipar provas, ministram aulas ilegais com menos de 50% das turmas, aglomeram estudantes de turmas diferentes irregularmente e distorcem informações sobre as recuperações das aulas e a garantia de efetividade.

Diante disso, o Comando de Greve Regional do 7º Núcleo do CPERS/Sindicato repudia qualquer ação que objetive ameaçar a manifestação do movimento estudantil favorável à greve em defesa da escola pública. Essas atitudes devem ser imediatamente comunicadas pelos pais e responsáveis às autoridades legais para que sejam coibidas.

Por fim, esclarecemos que as chances dos estudantes das escolas públicas ingressarem numa universidade pública são injustas em relação aos oriundos das escolas privadas. Porém, com as mudanças apresentadas pelo governo estadual para o ensino médio, o acesso ao ensino superior público será praticamente impossível, pois o objetivo será estritamente a formação de mão de obra semiqualificada e barata para os empresários da região.

Passo Fundo, 25 de novembro de 2011.

COMANDO REGIONAL DE GREVE DO 7º NÚCLEO DO CPERS/SINDICATO

E-mail: comandodegrevepassofundo@gmail.com - Fone: (54) 3313-2247

Nenhum comentário:

Postar um comentário