segunda-feira, 26 de março de 2012

ESTUDANTES E TRABALHADORES REPUDIAM AUMENTO DA PASSAGEM EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Os estudantes e trabalhadores reunidos no Comitê das Lutas Sociais estiveram na última quinta-feira (22), em frente à Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em um ato contra o aumento da passagem antes da Audiência Pública sobre o tema. Vale destacar o fato de o Prefeito Dipp ter desviado da manifestação e se evadido do local.



COLEURB E TRANSPASSO NÃO COMPARECERAM

A Audiência Pública em si foi o que já esperávamos. Após as empresas Coleurb, Transpasso e depois a Codepas apresentarem as propostas de aumento, a Secretaria de Transporte fez o de sempre, calculou uma média no valor de R$2,44 para a tarifa.  Mas dessa vez foi pior, o efêmero Conselho de Transporte, que deveria chamar-se "Conselho do Aumento", se reuniu antes da audiência para acatar o cálculo da secretaria. Ou seja, se a audiência há anos serve apenas para ouvir e ignorar, dessa vez eles ignoraram pra depois fingir que ouvem.

PLANILHAS DE CUSTOS ESCONDIDAS

Até a realização da audiência, a Secretaria de Transporte não divulgou para a população as planilhas de custos elaboradas pelas empresas. Dessa forma, não pudemos questionar os valores apresentados. Porém, a partir da planilha da secretaria, foi possível perceber que o valor médio de vários itens que compõem o cálculo tiveram uma redução em relação a do ano passado. Ao ser questionado, o responsável tentou responder com ironia e gaguejou.

TRANSPORTE ILEGAL DESDE 2007

Na oportunidade, ressaltamos nas nossas colocações que nenhum aumento da passagem ou melhoria do transporte coletivo público urbano será possível sem que a prefeitura tenha coragem para questionar as empresas privadas e realizar uma licitação onde a população possa opinar de fato. A decisão do Tribunal de Justiça de Passo Fundo foi clara ao afirmar que a situação é ilegal.

LICITAÇÃO NO TRANSPORTE PÚBLICO JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário