sábado, 21 de maio de 2011

REUNIÃO DO COLEGIADO DE CA’S E DA’S OCORREU NESSE SÁBADO


Na manhã de hoje (21/05) foi realizada Reunião do Colegiado de Centros e Diretórios Acadêmicos da Universidade de Passo Fundo, cuja pauta era apenas uma gincana proposta pela Divisão de Marketing da UPF para angariar alimentos.

A referida reunião foi convocada na quarta-feira (18/05) via protocolo interno. Contudo, apuramos que várias entidades de base não receberam o ofício de convocação. Vale observar que esse problema recorrente de comunicação poderia ser facilmente resolvido, caso houvesse o interesse da Diretoria do DCE UPF em ter a presença de todos. Nenhum e-mail sobre a reunião foi enviado aos CA’s e DA’s e o site do DCE UPF não noticiou nada.

A pauta da reunião foi monopolizada pela atividade de extensão que a Divisão de Marketing propôs ao DCE, CA’s e DA’s onde serão angariados alimentos não perecíveis pelas turmas e aquela que arrecadar mais ganhará ingressos para assistir o espetáculo do Tholl que ocorrerá em Passo Fundo em breve.

O Diretório Acadêmico da Informática bem que tentou incluir pautas específicas dos estudantes, porém, o Presidente do DCE UPF descartou unilateralmente qualquer acréscimo de assuntos na discussão. A pauta em questão tratava-se do atraso no repasse de apoios financeiros do DCE ao DAINFO.

FALTA DE DIÁLOGO E DE MOBILIZAÇÃO

As reuniões mensais do Colegiado são instâncias do DCE UPF, previstas em seu Estatuto, para dentre outros objetivos articularem o Movimento Estudantil na UPF. Porém, sabemos que a atual gestão do DCE UPF tem por hábito não chamar as reuniões mensais e, dessa forma, não mobilizar os estudantes. Além disso, vale lembrar que em nenhum momento importante das lutas recentes mereceu atenção do DCE UPF nesse sentido, o Colegiado foi chamado para discutir o Aumento das Mensalidades ano passado e nem o Aumento da Passagem de Passo Fundo.

INTIMIDAÇÃO OU FALTA DE CONHECIMENTO

O estudante de filosofia Arthur Bispo que na oportunidade representava o Coletivo Nada Será Como Antes teve sua presença questionada e foi avisado pelo estudante-professor Antonio Antunes, Presidente do DCE UPF, que nenhum estudante que não esteja na diretoria de algum CA’s ou DA’s poderá participar das próximas reuniões do Colegiado.

Contudo, o Estatuto do DCE UPF é claro ao afirmar no artigo 19 que qualquer estudante regularmente matriculado na instituição tem o direito de participar das reuniões do Colegiado, com direito a voz e não a voto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário