segunda-feira, 15 de abril de 2013

POR ONDE ANDAM O DCE DA UPF E A UMES?

Uma das questões que são colocadas a nós nos protestos pela revogação do aumento da passagem é: por que as manifestações não foram feitas antes do aumento? A resposta é simples, nós que compomos o Comitê das Lutas Sociais chamamos ações contra o aumento da passagem. Porém, tanto a imprensa quanto as principais entidades estudantis da cidade não deram importância devida ao tema. A imprensa local porque possui uma relação de negócios com a maior empresa privada do transporte e o DCE da UPF e a UMES porque ambas são comandadas pela UJS, braço do PCdoB mesmo partido do vice-prefeito Juliano Roso.

DCE NÃO CONVOCOU DA'S PARA DISCUTIR AUMENTO DA PASSAGEM

Na Audiência Publica sobre o aumento da passagem o representante do DCE da UPF presente afirmou que a entidade vinha mobilizando os estudantes. Essa declaração não condiz com a verdade. Qualquer estudante pode verificar que além da solicitação da audiência pública, o DCE da UPF não postou uma linha se manifestando contra o aumento da passagem por 30 dias! Somente quando o aumento estava encaminhado pelo prefeito Luciano Azevedo (PPS) é que a entidade pública ao contra.
 
PORTO ALEGRE DESPERTOU A JUVENTUDE
 
Logo após o aumento da passagem para R$2,70 no início de abril, os estudantes de luta da capital conquistam nas ruas a revogação do aumento da passagem mobilizando-se nas ruas. A repercussão conduz o Comitê das Lutas Sociais a chamar o 1º ATO PELA REVOGAÇÃO DO AUMENTO DA PASSAGEM que rapidamente recebe a adesão de várias pessoas via redes sociais.
 
O OPORTUNISMO DA UJS
 
Ao perceber que o protesto pela revogação do aumento e o desgaste do governo Luciano/Juliano seria inevitável, a UJS articular audiência com o prefeito uma hora antes do ato de terça. Na oportunidade apresenta documento solicitando a revogação que teria sido construído pelo conjunto do movimento estudantil. O Coletivo Nada Será Como Antes esteve presente e denunciou imediatamente essa versão e afirmar que o prefeito ignorou os estudantes e que o diálogo agora seria nas ruas.
 
CADÊ, CADÊ, CADÊ SUMIU.
CADÊ O DCE NINGUÉM SABE NINGUÉM VIU!
 
Desde então o DCE da UPF desapareceu. Como sua orientação claramente é desviar a atenção dos responsáveis pelo aumento, o governo que participam. Ao invés de ajudar na construção das mobilizações prefere lançar adesivos sobre a revogação e mais nada.
 
Enquanto isso nos atos uma das palavras de ordem mais lembradas é, justamente, alusiva a tudo isso. "Cadê,cadê, cadê sumiu. Cadê o DCE ninguém sabe ninguém viu!" E a situação da União Municipal de Estudantes Secundaristas é a mesma... desapareceu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário