sábado, 1 de outubro de 2011

AUMENTO DAS MENSALIDADES DA UPF

Os Centros e Diretórios Acadêmicos da UPF foram convidados, via ofício, a participar na última quinta-feira (29/09), às 16 horas na sala 111 do ICEG, de uma Reunião do DCE/UPF com a Vice-reitoria Administrativa para discussão do Orçamento de 2012 da instituição. Para variar, nem o site do DCE/UPF ou suas redes sociais a divulgaram, com isso, vários CAs/DAs nem souberam da mesma.

A discussão iniciou com um relato dos rombos mensais da UPF por técnicos da Vice-reitoria Administrativa e a apresentação de gráficos financeiros. Apesar da diminuição de empréstimos, os juros pagos pela universidade aumentaram. Com isso, já ficou claro que a discussão proposta seria de aumento significativo das mensalidades.

O Presidente do DCE/UPF, Rubens Astolfi, comentou que o aumento da mensalidade seria algo inevitável e que pedir que não haja reajuste seria demais, demonstrando claramente a postura reativa e equivocada do DCE, ao antecipar o seu posicionamento antes mesmo de discutir com os estudantes as possibilidades de mobilização e nossas possíveis reivindicações.

O militante do Coletivo Nada Será Como Antes e integrante do DAALL, Guido Lucero, questionou qual era a situação financeira da instituição ao final da antiga gestão da Reitoria; qual era o impacto da Jornada de Literatura no caixa geral da UPF (lucro ou prejuízo?); sobre os rumores de que a UPF Idiomas seria fechada; solicitou também cópia das planilhas financeiras apresentadas. 

Segundo os presentes, não houve corrupção por parte da antiga gestão da Reitoria, contudo, o rombo financeiro foi consequência de má administração. A Jornada de Literatura seria autossuficiente e os valores que restaram seriam alocados para o evento seguinte. Reiteraram que nenhuma das mantidas será fechada, inclusive, no caso da UPF Idiomas. E negaram-se a disponibilizar os relatórios financeiros alegando que essas informações não podiam vazar para a concorrência.

Questionamos por fim, caso o aumento das mensalidades fosse aprovado, quais seriam as iniciativas voltadas à Assistência Estudantil (Restaurante Universitário a preços populares e Casa do Estudante). Os funcionários afirmaram serem técnicos e desconhecem o que seja Assistência Estudantil.

A proposta de aumento das mensalidades apresentada é entre 9,7% e 12%.

REUNIÃO NESSE DOMINGO

O Coletivo Nada Será Como Antes realiza nesse domingo, a partir das 16 horas na Praça Tochetto, uma reunião urgente sobre a proposta de aumento das mensalidades que está prevista para ser votada na próxima semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário