quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIA DO ESTUDANTE...

 ...NA LUTA PELA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE
 
“A Universidade deve ser flexível,
pintar-se de negro, de mulato, de operário, de camponês
ou então ficar sem portas, e o povo invadirá a Universidade
e a pintará com as cores que quiser”.
Che Guevara
 
No Brasil, o Movimento Estudantil de luta reivindica o 28 de março como seu dia, devido ao assassinato do estudante Edson Luís em 1968 pela Ditadura Civil-militar. O 11 de agosto, data de criação das primeiras faculdades no Brasil ocorrida somente em 1827, é a data oficial desde 1927. E nada melhor que lembrarmos das lutas que se aproxima...

Lutar pela universalização do Ensino Superior público e e gratuito através de uma expansão com qualidade já não é bandeira de luta de muitos ex-companheiros, mas seguimos dispostos a pautar a única alternativa possível diante dos milhões que hoje não podem estar lado a lado numa faculdade.

Nesse ano, o governo federal defende um Plano Nacional de Educação cujas medidas mercantilizadoras dos últimos governos são agregadas numa política de Estado neoliberal. Além disso, rebaixa suas metas históricas e vai contra o movimento estudantil e docente ao prever apenas que se alcance 7% do PIB investidos na educação em 10 anos!
10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA JÁ!

Assim como no Chile, onde cerca de 100 mil manifestantes [estudantes, professores e trabalhadores] – número estimado pela presidenta da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (Fech), Camila Vallejo – mostraram nas ruas, mais uma vez nessa terça-feira, a força de sua bandeira: Educação Gratuita e de Qualidade.
 
 Em 24 de agosto de 2011 será lançada em um grande Ato em Brasília a "Campanha Nacional pelos 10% do PIB para a educação pública já!" que pretende levar a todo o país um Plebiscito Popular em que questionaremos esse percentual e também o PNE do governo.
 
"Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo".  
Florestan Fernandes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário