quinta-feira, 21 de março de 2013

ELEIÇÕES DO DCE - OS ESTUDANTES DA UPF PODEM MUITO MAIS!

O DCE da UPF pode ser um grande catalisador das lutas estudantis, mas para tal necessita de uma nova direção que esteja disposta a ir à luta! Na nossa concepção, nenhuma direção do DCE estará verdadeiramente comprometida com os estudantes se não tiver como princípios:
 
a) Autonomia a partidos e governos;
b) Transparência financeira;
c) Espaços democráticos com controle estudantil;
d) Luta contra as opressões;
e) Apoio às lutas dos movimentos sociais;
f) Ação direta.
 
Não é por acaso que a UPF tenha sido novamente a instituição privada que teve o maior aumento das mensalidades de todo o Rio Grande do Sul no início desse ano. E não é à toa que a maioria das lutas estudantis se faça por fora do DCE/UPF. Está evidente que a atual gestão está passiva diante dos ataques que sofremos.

Afora as carteirinhas, as festas e a mesa de sinuca... o que fez o DCE/UPF nesses dois anos? Qual debate de importância foi puxado pela entidade? Em que ações de mobilização estudantil foram investidas a nossa contribuição estudantil?

Em abril de 2013, mais de 17 mil estudantes das 7 cidades onde estão as unidades da UPF deverão eleger uma nova direção para o DCE/UPF. A ampla maioria desconhece esse processo eleitoral porque até o momento nenhuma linha sobre o mesmo foi divulgado pela atual gestão. 

Ao invés de fazer desse momento um conchavo de poucos, queremos convidá-los e convidá-las a construir um amplo espaço de reflexão e discussão sobre o movimento estudantil. Construir de forma coletiva uma candidatura de oposição que realmente esteja de acordo com o que é necessário para os estudantes da UPF... um Diretório Central dos Estudantes de verdade!


VENHA CONSTRUIR COLETIVAMENTE UMA ALTERNATIVA DE LUTA!

Campus Central da UPF, 21 de março de 2013.

quarta-feira, 20 de março de 2013

TODOS AO ATO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM NA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Nessa quinta-feira, a partir das 16 horas, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo será realizada Audiência Pública sobre o aumento da passagem. Essa atitude do governo municipal tem o intuito de esvaziar o espaço e impedir a manifestação dos usuários.  Propomos ao DCE/UPF que pouco fez a respeito até agora a disponibilização do transporte gratuito dos estudantes não para a aula, mas para a luta contra o aumento da passagem nessa audiência.

Há cerca de um mês os tubarões do transporte coletivo de Passo Fundo solicitaram um aumento da passagem que oscila entre R$2,80 (14%) à R$2,87 (17%). Imediatamente, o Coletivo Nada Será Como Antes reuniu-se com as demais entidades estudantis e sindicais que formam o Comitê das Lutas Sociais de Passo Fundo para combater tal iniciativa.

Solicitamos à Comissão de Educação e Bem Estar Social da Câmara de Vereadores que convocasse uma Audiência Pública para debater todos os problemas do transporte público e não apenas o valor da tarifa. Na oportunidade, destacamos que tal reunião deveria ocorrer no final da tarde para possibilitar a participação do movimento estudantil e da classe trabalhadora. Paralelamente, o Comitê entregou panfletos nas paradas do Centro denunciando a manobra das empresas e como a STMUS esconde as planilhas de custos das empresas.

Convoquem seus colegas de turma e de trabalho, traga seus cartazes e bandeiras e vamos à luta!

CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM!

POR UM TRANSPORTE PÚBLICO, POPULAR E DE QUALIDADE!