segunda-feira, 22 de outubro de 2012

RELATO DA REUNIÃO COM REITORIA

Após a aprovação de 8,5% de aumento das mensalidades da UPF no dia 09.10.12 pelo CONSUN (Conselho Universitário) e da mobilização do Coletivo Nada Será Como Antes com o intuito de adiar a votação através de abaixo-assinado, a Reitoria convocou as entidades estudantis para tratar do assunto na sexta-feira (19.10.12) a pedido do DAALL (Diretório Acadêmico América Latina Livre) e do DCE (Diretório Central dos Estudantes).
Estiveram presentes: DAALL (IFCH), DAINFO (Informática), DACG (FAC), DADSA (Medicina), DAFEAR (FEAR) e DCE. Vale destacar que a reunião foi realizada em horário comercial e que várias entidades estudantis só receberam a convocação após a data.
 
De acordo com a pauta encaminhada pelo DAALL organizamos abaixo os principais pontos da reunião:
 
Aumento das mensalidades
O Vice-reitor administrativo, professor Agenor, fez uma exposição sobre os dados contábeis da UPF e justificou a necessidade do aumento.
O representante do DAALL questionou quais seriam as outras fontes de receitas planejadas para 2013 e a resposta foi que pensam formas de prestar serviços. Na réplica, sugeriu que a instituição ouça as ideias dos seus estudantes ao invés de apenas aumentar as mensalidades.
 
Transparência dos espaços decisórios da UPF
O Reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, questionou a crítica do Nada Será Como Antes a respeito da falta de transparência no andamento da proposta orçamentária de 2013. Afirmou que as instâncias do CONSUN vinham discutindo a proposta há dias, sendo que é garantido o espaço dos representantes discentes.
 
O presidente do DCE alegou ter convocado os diretórios acadêmicos para reunião com a Reitoria antes da votação. A mesma foi realizada no dia 03.10.12 à tarde com pouca participação das entidades.
 
O Coletivo Nada Será Como Antes esclarece que a crítica quanto à falta de transparência citada em toda a discussão é dirigida justamente a forma com que a discussão é feita. As reuniões do CONSUN não são divulgadas amplamente e mesmo com a participação minoritária garantida, ficamos reféns da gestão do DCE que evita qualquer conflito para defender os estudantes como um todo.
 
Comunicação da Reitoria com o corpo discente
 
Diante da falta de comunicação entre Reitoria e o corpo discente, foi acordado que será realizada uma reunião a cada dois meses com os estudantes, sendo a primeira em novembro.
 
Programa de permanência estudantil, Bandejão e Restaurante Universitário
Questionados quanto aos critérios excludentes da bolsa permanência e da qualidade e gestão de um espaço de alimentação para os estudantes, a Reitoria criticou os critérios do PROUNI para em seguida reconhecer que se baseou no mesmo.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DAALL: 30 ANOS NA LUTA ESTUDANTIL

O Diretório Acadêmico América Latina Livre (DAALL), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade de Passo Fundo (UPF), completou no dia 14 de outubro de 2012 seus 30 anos de existência e de muitas lutas.
 
Fundado em 1982 pelos estudantes dos cursos que se desmembraram da Faculdade de Educação para criar o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, os estudantes que até aquele momento se organizavam no Diretório Acadêmico Santo Agostinho (DASA) convocaram assembleias para redigir o Estatuto de Fundação.
 
E num prédio que reúne Filosofia, História, Letras e Psicologia (e posteriormente Secretariado Executivo) as polêmicas sempre estiveram presentes. Num momento de abertura política e de intenso debate de ideias, os estudantes do recém-fundado Diretório Acadêmico colocam em votação o nome da entidade. Após várias propostas, a denominação “América Latina Livre” obtém a preferência da maioria. Porém, a referência às lutas de libertação nas ditaduras latino-americanas será questionada e prontamente combatida na UPF.
 
O DAALL é um símbolo das lutas, sinônimo do engajamento consciente e consequente da juventude, uma das melhores “sala de aula” para os que acreditam numa educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos e que pretendem buscar a transformação da realidade.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

PLENÁRIA ESTUDANTIL SOBRE O AUMENTO DAS MENSALIDADES


PELA CONSTRUÇÃO DE UM GRANDE ATO DE REPÚDIO CHAMAMOS A TOD@S @S ESTUDANTES DA UPF A PARTICIPAR!

O Coletivo Nada Será Como Antes chama estudantes de todos os cursos da UPF a participar da Plenária de Mobilização para tratar do aumento das mensalidades de 8,5% aprovado pelo Conselho Universitário da UPF na semana passada.

Mobilize-se sua turma, o seu Diretório Acadêmico e participe!
Campus Central: dia 17 de outubro a partir das 19:30 no DASA (Subsolo da FAED).


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UPF APROVA AUMENTO DAS MENSALIDADES EM 8,5%


O Conselho Universitário da UPF aprovou na manhã de terça (09/10) o orçamento de 2013 com aumento das mensalidades de 8,5%. Somados os três anos de gestão dessa Reitoria chegamos a aproximadamente 30%, o maior aumento do RS e um dos maiores do país.

O Coletivo Nada Será Como Antes convocou uma Plenária Estudantil na segunda (08/10) que conseguiu encaminhar um abaixo-assinado com cerca de 1.500 assinaturas coletadas nos mais diversos cursos da UPF ao Conselho Universitário da UPF solicitando o adiamento da decisão com o objetivo de discutirmos a fundo a proposta com toda a comunidade acadêmica.
Acreditamos que os estudantes como um todo são contrários ao aumento abusivo das mensalidades. Porém, está evidente para todos que só a mobilização pode fazer a diferença nesses momentos. Para nós, essa é a razão de ser de um diretório acadêmico, de um diretório central dos estudantes e do próprio movimento estudantil.
Por isso, vamos realizar uma série de ações de conscientização e mobilização estudantil nos próximos dias. Como ocorreu a formulação da proposta de aumento? Quem redigiu? Quem se omitiu? Quem deixou de fazer o que deveria e poderia? Pra que serve esse aumento? Quais as consequências desse ataque?
Tod@s precisam compreender de que forma nos últimos anos os aumentos sejam colocados em pauta sem que saibamos com antecedência de nada. 
Saudações a tod@s estudantes em luta!
 
 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

1.500 ASSINATURAS CONTRA O AUMENTO DAS MENSALIDADES

Saudações estudantis!
 
O Coletivo Nada Será Como Antes, juntamente com os estudantes que abaixo assinam, vem por meio deste solicitar diretamente aos integrantes do Conselho Universitário da Universidade de Passo Fundo o adiamento da votação do orçamento de 2013 da instituição com o intuito de discutir com mais profundidade a proposta com toda a comunidade acadêmica.
 
Consideramos um desrespeito aos estudantes a política de aumentos sucessivos das mensalidades sem regra alguma. O aumento de 11,3% das mensalidades em 2012 foi o maior entre todas as IES privadas do Rio Grande do Sul e propiciou uma receita recorde para a UPF. Nesse período, as políticas de assistência estudantil foram elaboradas sem a ampla participação discente resultando em: um Bandejão limitado que opera através da iniciativa privada e um programa de bolsas de permanência com critérios excludentes.
 
Não nos consideramos clientes da UPF, por mais que seja uma instituição educacional privada. Porque não consideramos a educação uma mercadoria que se deva barganhar. Aos membros do CONSUN que ainda acreditam nesses princípios, como nós estudantes, pedimos o vosso apoio.

Cordialmente,

Universidade de Passo Fundo, 08 de outubro de 2012.
A/C Professor José Carlos Carles de Souza
Presidente do Conselho Universitário
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
 
[Deliberado pela Plenária Estudantil Contra o Aumento das Mensalidades no dia 08/10/12]
 

sábado, 6 de outubro de 2012

UPF LUCRA MAS QUER 8% DE AUMENTO NAS MENSALIDADES EM 2013



O Conselho Universitário da UPF decidirá na próxima terça-feira (09/10) o orçamento de 2013 da instituição com proposta de aumentos nas mensalidades em 8%. O detalhe é que a UPF opera com saldo positivo há meses, ou seja, o aumento de 11,3% no ano passado foi suficiente para pagar as contas e ainda sobrar.
 
A Vice-reitoria Administrativa da UPF realizou reunião na última quarta-feira para pautar a situação financeira e a proposta orçamentária para 2013. Apesar de muitas ausências devido ao horário impróprio e a realização de inúmeras atividades estudantis durante a semana, alguns diretórios acadêmicos e o DCE estiveram presentes. Infelizmente, somente na noite de sexta soubemos dos detalhes da proposta e a confirmação da reunião do CONSUN. Tentamos contato com o DCE na manhã desse sábado, mas ninguém atendeu o telefone.
 
O Coletivo Nada Será Como Antes repudia qualquer proposta de aumento das mensalidades e comclama a cada estudante da UPF fazer a sua parte nessa luta também. A atual Reitoria afirma o caráter comunitário e, até mesmo público não-estatal da UPF, mas nos últimos anos segue a mesma lógica mercadológica de passar a conta para nós. Dessa forma, incentivam a evasão a médio e longo prazo em favor de um caixa positivo em sua gestão, pressionam os cursos mais vulneráveis da instituição e afetam inclusive os aditamentos do FIES.
 
QUEM VOTA NO AUMENTO?
 
O CONSUN é a instância máxima de decisão da UPF e é formada majoritariamente por professores, especificamente, pelos Diretores de Unidade mais um representante eleito pelos seus pares do respectivo prédio. Identificar e pressionar tais professores a votar contra ou adiar a votação é essencial. Além deles, o DCE indicar dois estudantes que deveriam antecipar tais discussões para nos preparmos com antecedência, mas para não fugir da regra, mais uma vez foram omissos em cumprir o seu papel de representantes estudantis. 
 

PLENÁRIA ESTUDANTIL CONTRA O AUMENTO SEGUNDA

 

PAUTA: AÇÕES CONTRA O AUMENTO DAS MENSALIDADES

LOCAL: DIRETÓRIO ACADÊMICO SANTO AGOSTINHO (DASA) JUNTO À FAED.

DATA: SEGUNDA-FEIRA (08/10)

HORÁRIO: A PARTIR DAS 20H30