segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O RU QUE QUEREMOS NA UPF

Há muito tempo os estudantes da UPF reivindicam da instituição um Restaurante Universitário, pois os serviços de alimentação explorados comercialmente são caros e, em alguns casos, de má qualidade. Associado aos aumentos de mensalidades anuais, os estudantes deixam de comer para não terem que trancar seu curso.

Por muito tempo fomos literalmente enrolados pelas Reitorias, inclusive a atual que, depois de quase dois anos de gestão, além das promessas não apresentou nada de concreto. Por isso, a promessa vinda da Fundação UPF não inspira muita confiança, apesar do avanço. 

O Coletivo Nada Será Como Antes se soma aqueles que lutam por um Restaurante Universitário cujo objetivo seja dispor de alimentação subsidiada a todos os estudantes nos turnos de aula, sem fins lucrativos e que seja gerido diretamente pela instituição com a colaboração dos cursos da área, como Nutrição, Engenharia Alimentar e Agronomia, sob a fiscalização de um Conselho Deliberativo paritário de docentes e discentes escolhido pelos seus pares em eleição direta.

O R.U. deve estar inserido num programa de ações voltadas aos direitos estudantis e não sob tutela privada. Isto é, o subsídio institucional para o barateamento da alimentação deve ser direto aos estudantes sem o intermédio de qualquer empresa privada. Se a UPF configura-se em instituição educacional comunitária sem fins lucrativos, qualquer ação ligada a mesma deve partir do mesmo princípio.

R.U. a preços populares já!